Seja sempre bem-vindo ao Blog do Nivaldo Vieira

Venham ver as obras de Deus, as maravilhas que ele fez diante dos homens.
SEJA BEM-VINDO AO BLOG NIVALDO VIEIRA
INFORMAÇÕES E COBERTURA DE EVENTOS

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Agricultora de Bodocó é destaque em matéria do Ministério do Meio Ambiente


 (Foto: Portal Serrita)
Mais uma realização pelo esforço e perseverança da Associação Rural dos Moradores do Sitio Serra Nova que segundo Maciel Ferreira, secretário da associação, tudo isso só está sendo possível pela união dos agricultores que juntos conseguiram levar a assistência técnica da Ong Caatinga para a associação o que resulta em conquistas iguais a esta.
Para quem acha que é difícil diversificar a produção nas condições do Semiárido brasileiro, Alaíde Dionísia Lins, que mora no Sítio Bom Retiro, município de Bodocó (PE), e Maria do Socorro Neto, da comunidade de Dourado, município de Parnamirim (PE), dão o exemplo.
Aos 62 anos de idade, Alaíde mantém um quintal produtivo diversificado com a água de cacimba, e, para ajudar no crescimento das plantas, utiliza adubo à base de esterco e cobertura morta. Práticas que ela aprendeu em uma das capacitações do projeto "Quintais Produtivos", desenvolvido pela ONG Caatinga, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
"Tenho tudo no terreiro de casa, nem verdura a gente bota na geladeira. Quando precisa é só ir ao quintal. Estou com a vida que eu pedi a Deus. Passamos por secas, mas a gente vem resolvendo. O povo diz para eu botar um trator aqui dentro. O trator sou eu. Eu pego esse capim morto, pego o mato e boto em cima, quando dá um mês a terra fica boa. Coloco, então, estrume e planto o coentro", ensina Alaíde, satisfeita.
CISTERNA
Já Dona Socorro e o marido Francisco de Assis viram, em uma das capacitações do projeto, que era possível produzir um alimento saudável sem agredir o meio ambiente com a cisterna-calçadão - que capta água da chuva por meio de um calçadão de cimento construído sob o solo.
Hoje, mais estruturados, contam com uma cisterna de enxurrada - onde o terreno é utilizado como área de captação - viveiro de mudas e, recentemente, com um bioágua, tecnologia que permitE o reuso da água da pia e possibilitar a produção de um quintal no entorno da casa da família. "Eu sempre digo que esta foi uma das maiores secas da história, mas para os agricultores familiares que receberam essas tecnologias é uma das menores, porque hoje as pessoas têm onde armazenar água", afirma Socorro Neto.
As capacitações são uma das iniciativas do projeto "Quintais Produtivos" que vem trazendo mudanças significativas para a vida dos agricultores familiares no Território do Sertão do Araripe, em Pernambuco e, de forma mais pontual, no Território do Acauã (no Piauí).
Atualmente são cerca de 2 mil famílias beneficiadas. O projeto tem interlocução direta com os principais eixos do Plano de Ação Nacional de Combate à Desertificação (PAN-Brasil). A organização não governamental (ONG) Caatinga foi certificada, em junho deste ano, no prêmio do Programa DrylandChampions 2015 pela ação do projeto "Quintais Produtivos".
OUTRAS PARCERIAS
O MMA tem mantido parcerias com a ONG Caatinga, com apoio à realização de capa
FONTE PORTAL SERRITA

Nenhum comentário:

Postar um comentário