Seja sempre bem-vindo ao Blog do Nivaldo Vieira

Venham ver as obras de Deus, as maravilhas que ele fez diante dos homens.
SEJA BEM-VINDO AO BLOG NIVALDO VIEIRA
INFORMAÇÕES E COBERTURA DE EVENTOS

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Médicos cubanos completam um mês de atendimento em Petrolina O idioma é visto como barreira pelos pacientes na zona rural. Os estrangeiros atendem em postos onde faltam vacinas e estrutura.


Amanda Franco/ Maria LimaDo G1 Petrolina

Os médicos cubanos completaram 30 dias trabalhando nos postos de saúde de quatro comunidades rurais de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. As populações de Izacolândia, Rajada, Núcleos 10 e 7 do Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho são as unidades escolhidas para a distribuição dos profissionais que fazem parte do Programa Mais Médicos do Governo Federal. A proposta do programa é reforçar as equipes de estratégia de saúde da família.
O Cubano Alain Galindo Sobrado faz atendimento à população do N7. Fala pouco e apenas para ressaltar o que veio fazer no Brasil. “Vim aqui para trabalhar”, afirma.
Médico cubano em atendimento no posto de saúde do N7 (Foto: Luana Bernardes/TV Grande Rio)Médico cubano em atendimento no posto de saúde
do N7 (Foto: Luana Bernardes/TV Grande Rio)
A secretária Vanessa Rodrigues de Sousa, de 21 anos, disse ao G1 que os atendimentos foram agilizados com a contratação dos médicos estrangeiros. “Antes a gente agendava uma consulta e demorava um mês para ser atendida. Agora tem um agendamento familiar e no outro dia já faz a consulta. São dois médicos atendendo no posto de saúde do N7”, relata Vanessa.
O atendimento melhorou, mas ainda existe a barreira do idioma. O espanhol parece distante da linguagem simples da população do campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário