Os médicos cubanos completaram 30 dias trabalhando nos postos de saúde de quatro comunidades rurais de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. As populações de Izacolândia, Rajada, Núcleos 10 e 7 do Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho são as unidades escolhidas para a distribuição dos profissionais que fazem parte do Programa Mais Médicos do Governo Federal. A proposta do programa é reforçar as equipes de estratégia de saúde da família.
O Cubano Alain Galindo Sobrado faz atendimento à população do N7. Fala pouco e apenas para ressaltar o que veio fazer no Brasil. “Vim aqui para trabalhar”, afirma.
A secretária Vanessa Rodrigues de Sousa, de 21 anos, disse ao G1 que os atendimentos foram agilizados com a contratação dos médicos estrangeiros. “Antes a gente agendava uma consulta e demorava um mês para ser atendida. Agora tem um agendamento familiar e no outro dia já faz a consulta. São dois médicos atendendo no posto de saúde do N7”, relata Vanessa.
O atendimento melhorou, mas ainda existe a barreira do idioma. O espanhol parece distante da linguagem simples da população do campo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário