Seja sempre bem-vindo ao Blog do Nivaldo Vieira

Venham ver as obras de Deus, as maravilhas que ele fez diante dos homens.
SEJA BEM-VINDO AO BLOG NIVALDO VIEIRA
INFORMAÇÕES E COBERTURA DE EVENTOS

sábado, 16 de novembro de 2013

Grande biodiversidade do Cerrado atrai turistas de todo o mundo

Conheça alguns dos pontos turísticos mais visitados na região

Vista da Chapada dos Veadeiros  (Foto: Divulgação / Everaldo Vilela)Vista do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Foto: Divulgação/Everaldo Vilela)
O Brasil é um país com proporções continentais. As vastas dimensões do seu território e a grande diversidade de espécies de sua fauna e flora atraem turistas de todo o mundo para as cinco regiões do país. E a grande biodiversidade presente no Cerrado é um dos principais fatores que impulsionam o turismo na região.
O Cerrado é o segundo maior bioma, conjunto de ecossistemas, da América do Sul e abrange os estados de Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná e São Paulo. A região reúne três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que favorece sua biodiversidade e proporciona um elevado potencial aquífero. Além disso, alguns estados possuem patrimônios culturais que integram a história do nosso país.

Confira alguns dos destinos mais procurados por turistas no Cerrado.
PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS
Localizado no nordeste do Estado de Goiás, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros tem uma área de 65.514 hectares repleta de trilhas, cachoeiras, piscinas naturais, cânions, animais em extinção e matas de Cerrado. Atualmente existem quatro trilhas na região, que são sinalizadas dentro do parque para facilitar o percurso dos visitantes.
Onde: a entrada do parque fica localizada no distrito de São Jorge (GO), a aproximadamente 36 km de Alto Paraíso, Goiás.
Ingresso: atualmente não há cobrança de ingresso para o acesso ao parque.
Atrações: o parque reúne dezenas de cachoeiras, animais em extinções, belas paisagens e atividades ecoturísticas como, por exemplo, trilhas, tirolesa, ciclismo, entre outras. As trilhas têm extensões que variam de 1 a 23 km.
Confira mais informações no site do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
BRASÍLIA
A Capital ederal atrai turistas com seus monumentos projetados pelos renomados arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Um dos programas mais populares em Brasília é conhecer os centro de importantes decisões do país como o Palácio da Alvorada e do Itamaraty, o Congresso Nacional e a Praça dos Três Poderes. Em 1987, a cidade foi considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.
Alguns dos principais pontos turísticos das cidades são: o Lago Paranoá, a capela Ermida Dom Bosco, a Catedral Metropolitana, Torre de TV e o Memorial JK. O turismo em Brasília mescla paisagens naturais com construções arquitetônicas.
Roteiros: O Ministério do Turismo criou algumas rotas para os visitantes conhecerem o melhor da cidade. Confira na página 61 do Roteiros do Brasil 2011.
 
DIAMANTINA (MG)
A cidade mineira de Diamantina, localizada a 285 km de Belo Horizonte, é outro local bastante procurado pelos turistas. O município é emoldurado pela Serra do Espinhaço e sua arquitetura colonial compõe a bela paisagem da cidade mineira. Próximo à cidade os visitantes encontram cachoeiras e grutas.
Catedral Metropolitana de Santo Antônio da Sé - Diamantina (MG) (Foto: Divulgação / Lucas Conrado)Catedral de Santo Antônio da Sé em Diamantina,
MG (Foto: Divulgação / Lucas Conrado)
As construções históricas do município nos remetem ao período colonial de Minas Gerais. O Centro Histórico, a Casa de Juscelino Kubitschek, a igreja Nossa Senhora do Carmo e o Mercado Municipal são alguns dos pontos recomendados para quem quer conhecer um pouco da história de Diamantina. Outra atividade típica da região é a Vesperata, o evento noturno reúne vários músicos que se apresentam para o público seja ao livre, ou de sacadas e janelas. Perto da cidade, uma estrada de terra leva os turistas aos distritos de Milho Verde, Biribiri e São Gonçalo do Rio das Pedras, onde os visitantes encontram nascentes, poços de águas cristalinas e áreas disponíveis para a prática de ecoturismo.
Atrações: quem busca um passeio pela história do Brasil deve conhecer o “Caminho dos Escravos”, considerado um roteiro cultural valioso do país que faz parte da Estrada Real. Outra atração é a Casa de Chica da Silva, localizada na Praça Lobo de Mesquita, com uma bela arquitetura colonial. O Centro Cultural também é um dos pontos turísticos da região. As visitas aos distritos de Milho Verde, Biribiri e São Gonçalo do Rio das Pedras retratam a geografia e paisagens de Diamantina.
BONITO (MS)
A cidade de Bonito, localizada do Mato Grosso do Sul, se tornou referência em Ecoturismo no Brasil. Em 2012 o município recebeu aproximadamente 190 mil visitantes. Uns dos fatores que atrai tantos turistas são os cenários cinematográficos compostos por cachoeiras, praias, grutas e trilhas. A disposição geográfica favorece a práticas de diversas atividades, por exemplo, rapel, mergulhos, rafting (passeio de bote por corredeiras), arvorismo e tirolesa, entre outras. A claridade de suas águas e a grande biodiversidade impressionam os turistas que viajam para o município. O lugar é ideal para pessoas que gostam de apreciar a natureza.
Mergulho com os peixes na cidade de Bonito (MS)  (Foto: Divulgação / Everaldo Vilela)Mergulho com os peixes na cidade de Bonito, MS (Foto: Divulgação/Everaldo Vilela)
A prefeitura da cidade utiliza um modelo de gestão, onde todos visitantes compram um voucherúnico para entrada nos parques. Um tipo de ingresso para que os administradores possam controlar o número de visitantes permitido em cada estação turística. Os vouchers podem ser adquiridos em agências de turismo da cidade e custam em torno de R$ 35 por pessoa para cada passeio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário