Seja sempre bem-vindo ao Blog do Nivaldo Vieira

Venham ver as obras de Deus, as maravilhas que ele fez diante dos homens.
SEJA BEM-VINDO AO BLOG NIVALDO VIEIRA
INFORMAÇÕES E COBERTURA DE EVENTOS

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Projeto que promete alavancar a ovinocaprinocultura é apresentado a criadores de Terra Nova


Aconteceu na manhã de hoje (10), na sede do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Terra Nova, uma reunião para apresentação de um projeto que visa incentivar a criação de caprinos e ovinos na região.

Representantes de associações de diversas localidades estiveram presentes para receber a boa notícia. O prefeito do município, Laerte Freire (PR), o presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Callou (PR), o vereador Antônio de Dôca (PR) e o secretário de agricultura, José Edvaldo (Bado), bem como representantes do ProRural e IPA também marcaram presença. 

O vice-coordenador do GTG (Grupo de Trabalho Governamental composto por oito municípios), Marcos Sá, iniciou a explanação do projeto. De acordo com Marcos, os participantes do programa serão beneficiados com kits de produção de forragens. Ele acredita que a produção de forragens é essencial para que os criadores de caprinos e ovinos tenham boa produção. "Não adianta ter melhoramento genético sem alimentação para o rebanho", frisou Marcos. O projeto atenderá uma demanda regional, sendo que um matadouro específico para o abate de caprinos e ovinos será instalado na cidade de Salgueiro. Uma das principais preocupações dos criadores estava concentrada na questão do transporte dos animais e da carne, já que terão que usar o matadouro da cidade vizinha. O vice-coordenador do GTG explicou que é preciso que o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e as associações se organizem no sentido de buscar, em conjunto, as melhores soluções. "Para transportar poucos animais de um único criador, o custo fica inviável, mas, se juntarmos cinco ou mais criadores, totalizando 20 ou mais animais, o gasto será insignificante", pontuou.

O prefeito anunciou que entrará com uma contrapartida no que diz respeito à disponibilização de uma sede para instalação de maquinário, bem como em outros tipos de incentivos. "Garanto a minha contrapartida até o final de 2016", observou Laerte, sinalizando que pretende incentivar o projeto durante toda a sua gestão. Já o Secretário de Agricultura, José Edvaldo, aproveitou a oportunidade para informar que o início dos pagamentos do Seguro-Safra ainda não têm data definida.

FONTE TERRA NOVA OLAINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário