O Laboratório de Meteorologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está acompanhando as chuvas em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O meteorologista da Universidade Mário de Miranda explica que nesta sexta-feira (20), somente na zona leste da cidade, o índice de precipitação chegou a 55 milímetros.
“A chuva se deve a alta pressão que está sobre oceano empurrado a umidade para nossa região”, explica Miranda.
De acordo com dados registrado pelo laboratório da Univasf, nos últimos 10 dias de dezembro choveu cerca de 130,5 milímetros, quando a média para todo o mês de dezembro é de 70.
A previsão é de mais precipitações para os próximos dias. “Essa instabilidade deve permanecer e há possibilidade de chuva até segunda feira (23) no semiárido nordestino, devido à forte nebulosidade. Temos nuvens que chegam a até oito km de base ao topo, que causam precipitações acentuadas, por isso, em alguns lugares da Zona Rural de Petrolina chegou a chover até 120 milímetros em apenas um dia”.
Ainda de acordo com Mário Miranda, em 2013 foram registrados 295 milímetros de janeiro a 20 de dezembro. Desses, 153 ocorreu no período do final de novembro até esta sexta-feira

Nenhum comentário:
Postar um comentário