Doze dias antes, o ONS apontava que a barragem tinha apenas 17,56% da capacidade. Desde o início do ano, a situação preocupa os agricultores do perímetro irrigado do Vale do São Francisco, que temem um colapso hídrico. O ONS ainda não liberou o balanço do mês de março. No site do órgão, porém, é possível ver que o reservatório fechou o mês de janeiro em 18,88% e o de fevereiro com 17,80%.
A situação gera ainda mais preocupação porque o período úmido do Rio São Francisco, aquele em que a bacia recebe mais água das chuvas, se encerra agora no mês de abril.
Desde o ano passado, o ONS havia determinado uma diminuição na vazão do reservatório, poupando água para a produção de energia elétrica. No início de fevereiro, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), responsável pela irrigação na região, divulgou um comunicado pedindo que a população evitasse o desperdício e aumentasse a eficiência no uso da água.
Preocupação
Na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado Odacy Amorim (PT) chegou a defender o desligando da Hidrelétrica de Sobradinho, para evitar o colapso na agricultura. “Se necessário, deve-se desligar a hidroelétrica de Sobradinho para garantir a irrigação”, afirmou, ao defender uma intervenção do governo estadual.
No último dia 26/03, agricultores da região se encontraram com os ministros da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e do Desenvolvimento, Armando Monteiro Neto (PTB), em Brasília. “Se não chover, teremos um colapso até setembro. Então esta obra deve ser célere, para evitar que um setor tão importante para a economia de todo o Nordeste seja penalizado“, disse o deputado federal Fernando Filho, após na ocasião.
Na próxima sexta (10), a Comissão de Agricultura do Senado realiza uma reunião em Petrolina para debater o tema. O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) convidou Occhi pessoalmente para ir ao Sertão pernambucano. (fonte: Blog do Jamildo/foto reprodução)
Nenhum comentário:
Postar um comentário