Crianças com problemas de desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem da cidade dePetrolina poderão ter seus tratamentos custeados por empresas da região. Um projeto solidário do Centro Multiprofissional de Potencialização da Aprendizagem (Cempa) tem convidado os empresários a apadrinhar crianças com autismo, dislexia, déficit de atenção, hiperatividade e problemas emocionais, possibilitando que elas sejam atendidas por uma equipe de profissionais especializados.
Segundo a idealizadora do projeto, a fonoaudióloga Sandra Beltrão, as atividades do centro começaram esta semana e duas empresas já firmaram acordo de responsabilidade no tratamento de algumas crianças. “O que estamos precisando é convocar parceiros que assumam esse projeto de responsabilidade social. Nós montamos três salas de estimulação, onde desenvolveremos metodologias para que as crianças e adolescentes tenham avanços e rompam as dificuldades de aprendizagem”, ressalta.
No centro, serão desenvolvidas metodologias que trabalham a independência da criança, a leitura e a escrita, além da comunicação alternativa. O Paulo Vitor, de 6 anos, já é um dos beneficiados com o projeto. Recentemente uma empresa assumiu as despesas com seu tratamento. Ele é autista e já frequenta escola regular. Mas, com o tratamento poderá evoluir, principalmente, na fala e na sociabilidade.
A mãe da criança, Rose Soares, explica que o projeto ajudará seu filho a avançar no tratamento do autismo, que tem um custo bastante elevado e ainda é precário na região. “A principal dificuldade do meu filho é não saber conviver com outras crianças. Com os tratamentos que fez, ele já teve um avanço principalmente na fala. A expectativa é que com a potencialização do tratamento, ano que vem, ele já possa ser alfabetizado”, comemora.
O empresário Gilvan Miranda, apadrinhou o menino Paulo Vitor, pagando mensalmente seu tratamento. Ele conta que soube do projeto através de familiares da criança e se interessou em ser pioneiro nessa causa. “Me apresentaram o projeto e eu vi a sua importância. Um trabalho de seriedade. Para minha empresa é uma satisfação estar ajudando essas crianças a se desenvolverem. Espero que a nossa participação incentive outras empresas a ajudar também”, argumenta.
Mobilização
Durante toda a primeira semana do mês de dezembro, o Cempa está fazendo uma mobilização cujo tema é ‘O que faz você feliz?’. Com esse questionamento e entrega de flores nos sinais de trânsito da cidade, copos de água, CDs e folhetos, os profissionais do centro tem chamado a atenção da população de Petrolina para o projeto.
Durante toda a primeira semana do mês de dezembro, o Cempa está fazendo uma mobilização cujo tema é ‘O que faz você feliz?’. Com esse questionamento e entrega de flores nos sinais de trânsito da cidade, copos de água, CDs e folhetos, os profissionais do centro tem chamado a atenção da população de Petrolina para o projeto.
Na tarde deste domingo, a partir das 16h30, haverá o fechamento da mobilização com a realização de uma ação no Parque Josepha Coelho em Petrolina, para falar das ações da entidade e das parcerias já firmadas. Está previsto para acontecer no local animação de palhaços, pinturas de rosto e o funcionamento de tobogãs.
Para a psicóloga Patrícia Lemos, a mobilização no parque visa mostrar que as crianças que fazem um tratamento adequado podem ser inseridos na sociedade e ter uma vida na normalidade. “Quanto mais cedo as crianças entram no treinamento, mais eles se desenvolvem. Queremos que as pessoas entendam que possam ajudar”, destaca.
Serviço
As empresas que pretendem participar deste projeto solidário podem comparecer a sede da Cempa, localizada na Rua Irmã Gerônima, nº 206, Centro de Petrolina ou entrar em contato pelo telefone (87) 3862 2775
.
.

Nenhum comentário:
Postar um comentário