Seja sempre bem-vindo ao Blog do Nivaldo Vieira

Venham ver as obras de Deus, as maravilhas que ele fez diante dos homens.
SEJA BEM-VINDO AO BLOG NIVALDO VIEIRA
INFORMAÇÕES E COBERTURA DE EVENTOS

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Estudantes de escola pública resgatam pastoril em Petrolina Mais de 30 crianças preparam espetáculo para o período natalino. O folguedo é uma manifestação cultural pernambucana.

Carol SouzaDo G1 Petrolina

Mais de 30 crianças dançam e cantam músicas com temas que falam de Jesus Cristo e de sua história. (Foto: Maralvina Teixeira/Arquivo pessoal)Mais de 30 crianças dançam e cantam músicas com
temas que falam de Jesus Cristo e de sua história.
(Foto: Maralvina Teixeira/Arquivo pessoal)
Um grupo de estudantes da Escola Municipal Professor Nicolau Boscardin, localizada no bairro Fernando Idalino em Petrolina se prepara para apresentar o Pastoril. O folguedo popular representa o nascimento do Jesus entre o Natal e a Festa de Reis. São personagens o pastor, algumas figuras femininas que dançam como: as pastoras ou pastorinhas, o anjo, a borboleta, a camponesa, e a cigana com bailados e cantos especiais.
A manifestação folclórica faz parte das festas natalinas nos estados nordestinos dePernambuco, Paraíba, Rio grande do Norte e Alagoas. No espetáculo, preparado especialmente para o período natalino, 32 crianças dançam e cantam músicas com temas que falam de Jesus Cristo e de sua história.     
O pastoril é coordenado pela professora Maralvina Teixeira, que também trabalha o maracatu, outra manifestação folclórica do estado.  Foi na sala de aula que o gosto pelo folguedos foi estimulado. “Começamos a trabalhar com manifestações da cultura pernambucana e enfrentamos até um pouco de resistência por parte de alguns alunos, por causa da orientações religiosas. Mas no final, deu certo”, relata.
A professora percebeu mudanças até mesmo no rendimento escolar dos alunos que se envolveram nos projetos de dança folclórica. Houve melhor na disciplina, responsabilidade e nas notas. “Às vezes as mudanças não vem tão rápido, já que há problemas que vão além da sala de aula, mas a gente se esforça para melhorar a vida deles”, ressalta.
O grupo, formado há 11 anos, se apresenta gratuitamente em diversos eventos realizados na cidade, a exemplo do São João, Carnaval, além de festivais culturais. A coordenadora está preparando um calendário de apresentação até o Dia de Reis, 6 de janeiro, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo quando ele nasceu
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário